Notícias

Resgatados de trabalho escravo recebem verbas rescisórias

Campo Grande – O grupo de trabalhadores paraguaios e brasileiros encontrado em condições degradantes atuando na extração de madeira de eucalipto recebeu verbas rescisórias após serem resgatados da fazenda Morada do Sol II, no município de Coxim (MS). As rescisões dos contratos e o pagamento foram realizados no dia 5 de dezembro por auditores-fiscais do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e servidores do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS).

No dia 3 de dezembro, 17 trabalhadores foram encontrados pela Polícia Militar na BR-359, em Coxim, a 260 km de Campo Grande, após denúncia anônima. Entre eles estavam 14 paraguaios e três adolescentes. Um dos empregados da exploradora de madeira foi preso, acusado de aliciamento, e permanece em Coxim.

Os trabalhadores foram contratados em Bella Vista Norte, no Paraguai, e levados à fazenda em dois grupos, nos dias 8 e 9 de outubro.

Irregularidades – Os trabalhadores não tinham registro em carteira, a alimentação era inadequada e as condições degradantes. Conforme o relatório da perícia do MPT, durante a inspeção, foram constatadas irregularidades nos alojamento, no fornecimento de água potável e nas instalações sanitárias. Não eram fornecidos equipamentos de proteção individual (EPIs) e os trabalhadores também não receberam qualquer tipo de treinamento para operar motosserras. As camas eram insuficientes para o número de trabalhadores alojados e foram constatadas evidências de que trabalhadores dormiam em colchões no chão e em camas na área externa do alojamento.

O pagamento, que somou pouco mais de R$ 57 mil, foi efetuado pelo responsável pela exploração da madeira e proprietário da empresa Floresta Verde Transportes e Madeiras Ltda. Os trabalhadores fronteiriços, brasileiros e paraguaios, com exceção de um brasileiro que voltou para Minas Gerais, retornaram para Bela Vista, que fica na fronteira com o Paraguai.

O MPT instaurou inquérito para investigar o caso.

Fonte: Ministério Público do Trabalho « Voltar

Contato Rápido

Entre em Contato Conosco agora mesmo!

NOVIDADES POR E-MAIL

Receba novidades e informações por e-mail.

Informações e Contato

11 2366-2948 / 11 2894-0216
dl8assessoria@dl8assessoria.com.br
Av. Marques de São Vicente, 446 - Sala 1306
Barra Funda - São Paulo - SP  [Ver Mapa]